domingo, 27 de dezembro de 2009

Bolsas, propinas e afins

Será que não é hora dos estudantes do ensino Superior lutassem por um ensino melhor sem propinas, com melhores condições e acima de tudo com dignidade?
Sei por experiência própria que para se obter uma bolsa de estudo são necessários diversos documentos, assim como o preenchimento de uma plataforma online no mínimo surreal, uma vez que muitas vezes apaga os dados ou não os grava, ou seja, perde-se muito tempo quando na prática seria uma coisa simples de preencher. Mas o mais preocupante não reside aqui. Existem muitos alunos deslocados da sua habitação que necessitam para além de pagar propinas a um preço exorbitante, pagam aluguer de um quarto ou habitação como assim entenderem, alunos estes que muitas vezes vêem negada a bolsa, enquanto que em cursos profissionais que dão equivalência ao 9º ano e 12º ano, os alunos recebem em média 300€ por mês. Ou seja, dão cerca de 300€ por mês a pessoas que mal estudam, uma vez que todos sabemos o quão facilitados são estes cursos e quem os frequenta (geralmente desistentes do ensino normal). O governo dá mais importância a quem pouco se importa com a sua educação e formação e rouba, passo a expressão, quem quer tirar um curso superior e ser alguém na vida.
Daqui se tira uma conclusão: o governo português dá mais valor a cursos profissionais que ao ensino superior, para que as estatísticas mostrem que em Portugal há muita gente com o 12º ano, mesmo que para isso não tenha mexido uma palha.Se calhar somos um dos países da UE com mais «formação»ao nível do 12º ano na Europa, mas para quê? Não se valorizam os bons alunos, «roubam-nos» com propinas elevadíssimas, não dão condições a quem tem melhores notas e admiram-se destas pessoas irem em grande maioria para empresas no estrangeiro, onde se financia e valoriza a investigação e conhecimento, além da remuneração ser muitas vezes correspondente ao conhecimento de determinada pessoa e ao esforço despendido durante o percurso académico.
Acho que chegou tempo dos estudantes do ensino superior reivindicarem os seus direitos ! BASTA DESTE ROUBO QUE VEIO DA DEMÊNCIA «LARANJA» !
LUTA E RESISTE ! PELA LIBERDADE E PELOS TEUS DIREITOS !

Sem comentários:

Enviar um comentário