sábado, 17 de outubro de 2009

Praxes: integração ou forma de descarregar a frustração?!

Como é conhecido, na maioria dos estabelecimentos do Ensino Superior, pratica-se algo desumano, algo que segundo os iluminados que praticam estes actos, uma integração.«Integração» essa que ao contrário do que possamos pensar: mostrar aos alunos onde ficam as salas, a cantina, o bar, a biblioteca e outros pontos de interesse, consiste em humilhar através da «obrigação» de colocar os «caloiros», ou melhor «bestas» como muitos são chamados pelos tais iluminados, a fazerem figuras ridículas, cometem agressões psicológicas e muitas vezes físicas com as chamadas flexões e não só, entre outros «joguinhos» perfeitamente retrogradas e humilhantes. Existem duas categorias desta espécie de pseudo-estudantes: os «doutores», os veteranos e o dux (não sei se é a forma correcta de escrever mas não interessa), em que os doutores são os que saem da praxe do ano anterior, ou seja estão «esfomeados» por se vingarem, os veteranos são os «burros» que andam lá há anos e anos e descarregam a frustração nos alunos que acabam de chegar. O dux? Este sim é um IDIOTA CHAPADO, o tal que tem umas 10 ou mais matriculas e ainda se comporta como uma criança, aliás é por causa de gente desta que o país está neste estado, mas isso não é um ponto importante neste momento.
Sendo assim esta gente, se é que se lhes podemos classificar como tal, gosta de fazer pessoas que entram completamente desorientadas, ficarem ainda piores, achando que mandam em seja quem for. Claro está que há alunos que os ignoram, que lhes respondem à letra, que muitas vezes os humilham de outras formas, e que em casos extremos (ou não) lhes «acertam o passo» tal como eles merecem. Olhando para as caras deles realmente vê-se uma pessoa frustrada, que nunca teve qualquer afecto na vida, que nunca foi aceite em qualquer grupo de pessoas ou amigos e que através daquilo se juntou a outros do género que se vingam veementemente em quem acaba de iniciar a fase mais importante das suas vidas, ou seja a fase da definição total do futuro de uma pessoa.
Para que um «caloiro» entre nesta autentica PALHAÇADA, sim e repito PALHAÇADA, estes frustrados ditos doutores, veteranos e outros falhados, dizem aos alunos que é uma forma de integração, uma forma de não ficarem a parte. Mas a parte de quê?! Há várias formas de se conhecerem pessoas sem ser através de banhos de lama, de insultos, de pinturas ridículas no corpo, de andarem a rastejar, a magoarem-se mutuamente entre outras formas de humilhação. Se a preocupação é o traje, que já por si é bastante piroso,esta maravilhosa peça de roupa pode ser comprada em qualquer loja de trajes sem terem ido a praxes nenhumas, e como ainda vivemos num pais livre (ou não) todos podem vestir o magnifico traje universitário sem quaisquer compromissos!
Se a preocupação for não poderem frequentar bares nas noites académicas eles estão abertos a todos, ou seja, qualquer um pode lá ir, conhecer pessoas tal como eles fazem, mas com um beneficio: não serem humilhados. Dizem que se tem que assinar uma declaração anti-praxe, não assines além de ilegal, é uma forma de eles levarem a melhor, portanto o melhor mesmo é continuar a cuspir-lhes em cima e a maltrata-los tal como eles fazem aos «carneiros» que os seguem.
Se a preocupação for a integração as pessoas integram-se naturalmente num meio ou espaço sem serem maltratadas, aliás existem sempre grupos anti-praxe que fazem esse mesmo «serviço», ou então vais metendo conversa aqui e ali e acabas por conhecer quem realmente interessa, uma vez que gente que segue os outros tipo ovelhas ou carneiros não interessa a ninguém, porque tal como quem pratica este acto pré histórico tem um grande vazio na cabeça...
E caso esta escumalha te cause problemas podes sempre ou contactar o grupo anti-praxe local ou, através deste blog, entrares em contacto com diversos movimentos antifascistas e de extrema esquerda que certamente te ajudarão com essas questões...

imagem encontrada pela net, PARECE ALGUÉM INTEGRADO?!EVIDENTEMENTE QUE NÃO!É CERTAMENTE ALGUÉM TOTALMENTE HUMILHADO!

CARTAZ PRODUZIDO POR ESTE BLOG COM VISTA A QUE TODOS IMPRIMAM E COLEM PELAS DIVERSAS UNIVERSIDADES DE PORTUGAL ! SERÁ DISTRIBUÍDO PELA NOSSA PARTE POR VÁRIAS, MAS A AJUDA DE TODOS SERÁ IMPERATIVA NESTA LUTA PELA IGUALDADE E LIBERDADE DOS ESTUDANTES! NADA NEM NINGUEM NOS VAI PARAR !

Portanto...
LUTA E RESISTE!

até breve!

5 comentários:

  1. Atenção ai à primeira imagem da zona antifa. Diz ANTI ANTIFA. Acho que é o oposto ao pretendido, não?

    ANTIFA SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. De facto pode induzir em erro,mas é um conhecido logótipo utilizado por diversos grupos ANTIFA, foi mal conseguida a imagem uma vez que apresenta 2 símbolos seguidos erradamente.

    LUTA E RESISTE!

    ResponderEliminar
  3. Este post é uma tristeza, somente pessoas com baixa auto estima ou fraca capacidade mental se sentem assim em relaçao à praxe. A praxe da aos caloiros a opurtunidade de criar muita mais proximidade com os colegas, é também divertida e ajuda a evitar o sedentarismo. Eu sou caloiro de Bioquimica na UM e até agora o melhor tempo que passei na universidade foi na praxe. Se realmente querem falar sobre a praxe por favor informem-se sobre o que realmente a praxe é e o que faz pelos alunos novos

    ResponderEliminar
  4. a praxe é uma cambada de frustrados no porto está em vias de extinção porque os «doutores» e burros afins começaram a levar na tromba !

    Excelente Blog

    ResponderEliminar
  5. Gostas?então não passas de um submisso que adora OBEDECER, também sou do 1º ano, e NUNCA ninguem se atreveu a tentar sequer praxar, práticas de frustraçao e humilhaçao?nao nem pensar, somos LIVRES !


    Agradeço ao comentário acima, não deixes de visitar o blog ;)

    LUTA E RESISTE

    ResponderEliminar