quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O silencio dos inocentes


O uso de falsos recibos verdes continua a sair mais barato às empresas do que contratar os trabalhadores, mesmo à luz do novo regime de descontos para a Segurança Social - que o governo apresentou como um desincentivo ao uso de precários. Segundo o jornal Público, esta conclusão foi apresentada por um dos peritos da firma de advogados PLMJ num seminário, no mesmo dia em que as empresas de trabalho temporário previram um aumento de receitas em 2009.

in www.esquerda.net

A meu ver, os portugueses devido ao facto do pais estar em «crise» (serviu para os patrões despedirem quem lhes apeteceu e encherem os bolsos à custa dessas pessoas) aceitam qualquer tipo de trabalho, sob quaisquer condições, mesmo que estas sejam completamente ilegais e em que a precariedade domine. Por exemplo, os tais recibos verdes falsos, horários acima do que está estipulado por lei, sem direito a férias, muitas vezes sem direito a qualquer subsidio de férias, natal,etc. Além disso caso sejam dispensadas estas pessoas não têm direito ao subsidio de desemprego, ou seja, ficam totalmente desamparadas em condições de pobreza extrema em muitos dos casos.
Perguntamo-nos porque não há revolta, porque estas pessoas não reivindicam os seus direitos.A resposta é clara: medo. Medo de perderem de vez o emprego, medo da repressão que possam vir a sofrer por parte das forças do governo, medo de ficarem na lista negra e não voltarem a ser contratados. Isto deve-se, em parte, ao facto das revoltas apenas se darem em grupos «pequenos» hoje em dia em Portugal, que será feito do espírito dos revolucionários de Abril?Será que as pessoas se acomodaram neste sistema e se deixam levar na maré?Sendo a esmagadora maioria dos precários jovens, não terão a ideia de se juntarem a grupos que defendam os seus direitos? Eu tenho uma opinião acerca disto, a revolta e a manifestação demora a acontecer porque cada vez mais vivemos num estado repressivo, em que as suas forças fazem o que querem e lhes apetece,condenando muitas vezes inocentes só porque «desobedeceram» lutando por uma causa que acreditam e defendem até às ultimas consequências.
Não quero com isto colocar em segundo plano as grandes manifestações dos últimos tempos, tanto dos professores, como dos trabalhadores em geral, que demonstraram que a luta está viva e cada vez mais forte contra o sistema.
Basta de um governo que só dá benefícios aos patrões e tira a quem mais precisa, chega de empresas oportunistas de trabalho temporário que se servem das pessoas enquanto precisam e depois deixam-nas totalmente desamparadas.Empresas essas que apontam cada vez mais lucros, sem quaisquer encargos sociais, ou seja, são autênticos parasitas.
Com conselheiros das empresas a apontarem cada vez mais para os recibos verdes, chegou o tempo de lutarmos contra esta corja que cada vez mais enche os bolsos, tirando o sustento, se é que o ordenado mínimo ou médio é um sustento, a quem mais precisa!

“A argila fundamental da nossa obra é a juventude. Nela depositamos todas as nossas esperanças e preparamos para receber ideias para moldar nosso futuro.” Che Guevara

LUTA E RESISTE!

Sem comentários:

Enviar um comentário